terça-feira, 28 de junho de 2011

Desfralde: Um momento traumático

Desde o nascimento da tropinha esse momento está sendo, sem dúvida nenhuma, o mais difícil pra mim. Tirar as fraldinhas da turminha está me deixando exaurida, estressada e louca! Passo o dia todo conversando, explicando que devem usar a privadinha, limpando xixi e cocô... E olha que estou cumprindo essa tarefa com 1 de cada vez. Ainda nem chegou a vez do Lúcio e já tenho vontade de desistir.
Com o Heitor está sendo um pouco mais fácil. Ele entendeu bem a história de menininho crescido que não usa mais fraldinha. Inclusive ele gosta e se sente feliz qdo percebe que está fazendo tudo certinho. Ainda acontecem alguns contratempos mas no geral ele está se saindo muito bem.
Hoje ele pediu pra fazer xixi e assim q tirou a fralda molhou o banheiro todo (parede, piso...), não aguentou segurar. Depois fez um cocozinho básico na cuequinha...
Já a Helena... Essa tá ainda mais complicada. Acho q ela tem nojo da privadinha (pq ela levanta e vê o xixi e faz uma baita cara de horror). Daí ela insiste em molhar a roupinha. As vezes faz tudo certinho e depois faz 3, 4 xixis seguidos na roupa. Hoje ela molhou a casa toda! Por onde ela passava ela deixava sua marca. Acho que passei o dia todo limpando xixi!
A noite ainda tive que lavar peça por peça do tatame de borracha. Estou moída!
Eu sei que todos serão unânimes em me dizer: Tenha paciência, é assim mesmo...
Tá difícil! Eu sei que é um passo grande para eles, mas pra mim está sendo traumático.
Ainda têm as cobranças... Creio que ninguém faça isso por mal, mas ouço sempre que fulano saiu das fraldas de primeira. O filho de num sei quem deixou as fraldas com 1 ano e pouco... Putz! Os meus vão fazer 3 anos! Que meleca de mãe sou eu que não consigo tirar essas "benditas" fraldas deles?! Até o marido as vezes solta uma do tipo: Já está na horqa de economizarmos com as fraldas, né.
Juro que não imaginava que seria tão difícil! E tremo só de pensar na vez do Lúcio. Aff! Ele é bem mais imaturo e não dá muita bola quando tentamos explicar as coisas pra ele.
Só pra encerrar com chave de ouro, fazem muitas noites q não durmo direito. Lucinho acorda duzentas mil vezes e, além disso, o marido me cutuca na cama e fala que eu tô roncando. KKKKKKKKKKKKKKKK! Só rindo mesmo. Roncando a noite é "fim de carreira" mesmo!!!
Huahuahua!
E minha tropinha continua linda e apaixonante, apesar de tudo.
Bjs!

36 comentários:

Nanda disse...

Caramba! A minha tem 2a10m e ainda não conseguí!! Vai na privada e nada... Sai da privada e molha todo o chão!! A pedido da pediatra(e meu) paramos até que o tempo esquente de novo, não dá!! Aff, é estressante. Não queremos constranger a criança, mas é difícil ter que passar o dia "na faxina" correndo atrás deles...
Um beijo pra você e pra tropa.

Cristiane disse...

Beri, acompanho seu blog mas raríssimas vezes comentei...
Bem, só pra não contrariar vou te dizer que tenha paciência, rs...td vai dar certo.
Olha só....manda seu endereço pro meu email crisliveira@hotmail.com
Vou te mandar uma cópia de um dvd que ajudou bastante no desfralde do Enzo (dá uma olhada aqui http://mamacris.blogspot.com/2011/03/desfralde-concluido.html), não digo que vai ser a solução dos seus problemas, mas nessa hora acho que qualquer coisa positiva ajuda né?! rs
Boa sorte e continue com fé que uma horas eles engrenam no desfralde
Bjs
Cris

Rosana trimãe disse...

Poxa miga, to me preparando para desfraldar no próximo verão, sei lá como vai ser mais vou começar a pensar positivo hehe, bejus e força na peruca.

mamãe camila disse...

Beri querida!! sempre acompanho seu blog maravilhosos e estes babys lindos, mas tenho que te dizer: RELAXA!!!!!!!!!
Tenho 2 meninas, um de 4 anos e outra de 2 anos e meio. A primeira (tb Helena!!!) desfraldou com 2 anos, mas o cocô ela traumatizou tantooooo e eu tb, que foi horrivel, só desfraldou com 2 anos e 11 meses. A Mari, caçula, começou na escola com 2 anos, mas teve infecção urinária e eu suspendi totalmente!!! com ela, por não ser mais mãe de primeira viagem, eu relaxei total! vou fazer só qdo ELA quiser! sem stress, as crianças 'tem' que desfraldar até os 4 anos...
é horrivel estes comentários né? mas relaxa...tem horas que a peciência someeeeee, imagina vc com 4! vc é uma mãe nota 1000!!!!
fica tranquila, e cutuca o marido tb kkkkkkkkk, adorei esta última!!
bjsssssssss

Ana e Marco mais 4 disse...

Beri, por isso não tenho vergonha de dizer que meus quadrigêmeos só vão sair das fraldas depois dos 10 anos se necessário...haahahhaha.... faz as contas de quanto a mais você esta gastando com desinfetante, água, sabão em pó e amaciante, além do cansaço físico e mental. Às vezes não compensa o stress... bjuss e boa sorte.

Sandra disse...

Beri, sempre leio seu blog mas nunca comentei. Primeiramente quero te parabenizar pelos seus filhotes lindos e pela sua enorme força, vc é uma mulher com M maiúsculo!
Quanto ao desfralde, queria te dar uma dica que funcionou super bem aqui em casa, esse livrinho:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/busca/busca.asp?palavra=o+que+tem+dentro+da+sua+fralda&tipo_pesq=&tipo_pesq_new_value=false
Acredite vc ou não, minha filha de 2 anos e 4 meses se desfraldou sozinha, praticamente de um dia para o outro, após lermos umas poucas vezes para ela essa historinha!
Outra coisa: vc deve sempre lembrar que seus filhotes "vão fazer 3 anos", mas nasceram bem antes do tempo..pra essa coisa de deixar as fraldas, cada criança tem seu ritmo, e eu particularmente acredito que o melhor mesmo é deixar que a coisa ocorra naturalmente, porque é muitoo mais fácil quando a criança está 100% pronta, e acredite, ela demonstra isso e toma a iniciativa do desfralde. Foi o que aconteceu com minha filha, mas claro, sua situação é um tanto diferente, não sei se dá pra comparar. Bom, de qualquer forma, te desejo boa sorte nesse processo, e, dentro do possível, muita calma e paciência com seus baixinhos.
Bjs
Sandra

Sandra disse...

Desculpa, acho que link do livro não saiu corretamente, vou repetir:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=15012898&346559971

Vi que está esgotado no fornecedor, se vc quiser posso emprestar o meu pra ajudar no processo aí, quando todos eles desfraldarem vc me devolve (só porque minha pequena adora..rs..)

Roberta disse...

Eu sempre entro no seu blog, mas acho que nunca comentei.

Olha, a gente se cobra demais, a sociedade cobra demais. Vc é uma excelente mãe, deixe comentários alheios pra lá, se não forem te acrescentar nada. Os filhos são seus, crie como achar melhor e respeite o ritmo deles.

Uma sugestão: pq não investe mais no desfralde do Heitor, que está sendo mais tranquilo? Depois que ele desfraldar totalmente vc dá uma descansada, respira fundo e se dedica a Helena...Talvez seja o tempo necessario para que ela veja o exemplo do irmão e encare com mais naturalidade.

Mocas disse...

Um partilha: nunca tive pressa de desfraldar o meu filho e sempre disse que só o faria quando ele estivesse mesmo motivado para tal. E assim aconteceu: algum tempo depois de fazer 3 anos,disse-me "mamã, não quero mais usar fralda" e eu tirei. Foi 5* ao todo teve para aí uns 4 ou 5 descuidos. No teu caso, com quatro crianças pequenas para gerir eu adiava até terem mais maturidade e ser menos cansativo. ignora essa gente que diz que os filhos desfraldaram com 1 ano. é excepção, ou então é mentira :D bjs!!

Micheli Emilly disse...

Nossa são tantas cobranças né? Nós como mãe e mulher então acho q é mil vezes pior!! Sentimos fracassadas... incopetentes... td mundo consegue menos eu!! Meu filho tb foi complicado... mais não desista he he he td nessa vida passa acredite!! Meu filho foi atrasado perante a sociedade sempre rs... até dois anos comia papinha se tivesse um grão de arroz colocava par fora... e eu sempre falava pelo menos ele come bem... até 10 anos não vai está comendo papinha... demorou a sentar a andar enfin a desfraldar... tentei com dois anos com a ajuda da creche e nada... frustação total!! Um certo dia kkk kkk fui dar banho nele e via q ele fazia xixi prendia e soltava de novo tentando acertar o meio do ralo... qd eu vi q ele tinah controle da urina aí tirei a fralda do dia e sem traumas kkk kkk mais o cocô... era no chão e era muiiito cocô chegar do trampo cansada e ainda limpar chão com uma montanha de cocô ngm merece mas passou kkk kkk
A fralda noturna só tirei semana passada detalhe ele tá com 4 anos rs... qd fui colocar a fralda nele (a fralda noturana saia sempre com muito xixi e qd não vazava) a fralda tinha acabado!! Expliquei para o Bernardo q a fralda tinha acabado e não podia fazer xixi na cama... e não fez já tem quase uma semana... tds me cobravam uma amiga minha disse q pensava q ele iria para o quartel de fraldas kkk kkk
Respeite o tempo deles e o seu!!

Fernanda disse...

Beri,
Como muitas mães já disseram, relaxa!
Olha, eu tentei forçar o desfralde do meu filho e não rolou...
Aí eu deixei ele me mostrar qdo estava afim e aí foi mais tranquilo. Embora vez ou outra eu me estressasse.
Cada criança tem seu tempo e é muito mais fácil qdo vc respeita esse tempo.
E com o frio que tem feito, fica muito mais complicado o desfralde, o ideal é no tempo quente.
Boa sorte!

Briza, Marcelo e Theo disse...

Olá! Acho que nunca postei por aqui, apesar de entrar diariamente para acompanhar a evolução de sua tropa...
Dessa vez não resisti. Comigo aconteceu algo parecido. Com essa história de ter gente falando que tirou a fralda do filho com 1 ano e pouco, eu resolvi me aventurar e fazer o mesmo... Fui no shopping, comprei 40 cuecas para o pequeno, lavei e fervi todas... comprei aquele penico que toca musica qdo o xixi cai, enfim, todos os atrativos possíveis para minha criaturinha curtir a programação. Depois de uns 10 dias limpando xixi e deixando milhoes de cuecas de molho (meu filho faz 9 cocos por dia), eu joguei a toalha... Tenho uma amiga que diz que nunca viu adulto de fralda e que por isso so vai tirar a fralda da filha qdo ela pedir... estou seguindo o mesmo caminho... voltei pra fraldinha e boa... agora vou esperar ele amadurecer de verdade e ter vergonha de usar fralda... Desencanei total com a opnião alheia... rs...
Tiro meu chapéu pra vc, cuidando dessa tropinha... eu só tenho um fora da barriga e um a caminho e ja fico perdidinha.
Boa sorte na sua jornada!!
Beijos

Lu do Deninho disse...

Nossa a fase do desfralde é muito complicada, é difícil mesmo, imagina qd se tem que fazer com 3 como é seu caso.....
É de enlouquecer mesmo, deve ser esse o motivo do ronco.....kkkkkk

bjuss

Sammy disse...

olá, sempre acopanho seu blog, sei que não é facil, a mariane me deu um trabalhão tambem, não sentava na privada por nada, os seu pelo menos aceita, e para com isso de que vc não está fazendo certo, e quando o marido reclamar, fala para ele fazer tudo sozinho para ele ver se vai ser facil...rsrsrs.
Sabe o que fiz para a Mariane fazer fiz um papel de incentivo tipo da super nane todo vez que el fizesse xixi ou coco por 4 vezes ela ganhava um presente, mais tipoa ssim não comprava coisa cara, as vezes comprava chocolate ou qualquer coisinha barato que ela quizesse, ou vc pode incentivar como passeios, se vc quiser te mando por e-mail o papel já pronto ai vc so imprime e cola na parede do banheiro e cada vezs que eles fizeserem vc desenha um bonequinho no quadradinho...olha vale a pena viu, porque a mariane nem sentava na privada, as veze segura o xixi e coco o dia todo.
meu e-mail é sammylopes@hotmail.com, se quiser me avise que te mando....

Bjus e boa sorte

O mundo da Dani disse...

beriiiiii, nem comecei a historia das fraldas ainda e só d pensar ja fico desanimada... vc é uma guerreiraaaaaaaaaaaa e nao conheço nenhuma mae com mais paciencia q vc...
bjaooooooooooo

Marcia disse...

Amiga, de maneira alguma dê atenção a esses palpites e comentários e nem se apegue a esses blogs de mães que relatam tudo como lindo e colorido! Sabe que eu li um livro ótimo da Laura Gutman, concordei com quase tudo, e tem um cápitulo especial sobre o controle dos esfincteres e desfralde. Cada criança tem seu ritmo, é preciso respeitar isso, não tem nada a ver com idade. Ela inclusive diz que as crianças que são desfraldadas antes da hora permanecem fazendo xixi na cama até 10,12 anos de idade! Por isso não se culpe e não compare. Tenho certeza que no momento certo de cada um, eles estarão livres das fraldas. :o) Beijos amiga!

sandra disse...

Beri, não fica encanada. Primeiro seus filhotes são prematuros, vc tem que tirar pelo menos 2 mesesno desenvolvimento deles. para essa idade faz muita diferença. Depois cada um tem um tempo para amadurecer o controle do cocô e xixi. Pra mim, com a Clara, também foi a pior fase. Eu queria morrer de tanta tristeza e canceira. Mas quando ela resolveu, pois estava madura para tal, foi sozinha no vaso e fez o cocô. Depois fez o xixi. E depois disso nunca mais tive trabalho. Eu até estremoço quando penso en desfraldar as minhas bonecas. Só vou fazer isso quando acabar o frio. Não liga para os comentários alheios. Vc deve é respeitar o tempo das suas crianças e o resto que se esploda!!!
Desculpe, mas eu fico nervosa com esse tipo de coisa. As pessoas não tém muita noção e desconfiômetro.
Sei que no fim tudo vai resolver. Como meu pai dizia: "A Clara não vai usar fralda a vida toda. Ela é normal, então não encana."

Beijocas. Sandra e Big família.

Aline disse...

Oi Roberta tenho uma meninas de 2a9m e não te nada que faça ela pedir pra ir ao banheiro, se eu deixa-la de calacinha e levar de 30/30 minutos no banheiro ela até fica bem, mas quem pode com isso??? É sem dúvida nenhuma, a transição mais dificil.Minha filha mais velha(8 anos)foi mais fácil, mas ainda assim deu trabalho. Não se sinta diferente, saiba que tens companheiras que tambem não conseguem tirar as fraldas de seus bbzões. beijos

Cris :-) disse...

Nem me fala, ainda tenho tudo isso pela frente com a minha duplinha.
E aqui vai ser depois dos 3 anos mesmo já que precisamos sair desse inverno horroroso para iniciar este processo delicado.
Bjs querida, boa sorte na empreitada aí!

AS RAZÕES DE MINHA VIDA!!! disse...

Nao se sinta culpada por nada, o meu primeiro filho com 1 ano deixou a fralda ja a minha menina esta com 2 anos e 2 meses e agora que ta começando, cada um é cada um, um dia eles vao deixar de fazer na fralda

Cristina Camargo disse...

Meu filho de quatro anos e meio é o caso mais difícil de desfralde que eu já vi. Ele só faz xixi no box do banheiro - recusa a privada de todas as formas. Para fazer cocô, ainda pede a fralda. Na escola, como não tem box, a professora precisa por a fralda quando ele fica apertado. Tentamos deixar ele fazer na calça até aceitar a privada e ele começou a rejeitar a escola. Ou seja, bem complicado mesmo. Hoje ele me disse que vai usar fralda até ficar adulto!! Rsrsrs. Converso sobre isso com ele todo dia e é verdade- cansa muito!

Thaís Vieira disse...

Relaxa FLÔR! Eu que só tenho 1 filho já to ficando louca com o desfralde... Dudu ja está com 2 anos e 3 meses e é o único que ainda usa fralda na sala dele... e quer saber, tô preocupada não... vou com calma, a hora que ele achar que deve, ai fazemos tudo por completo!

Analia Cardoso disse...

Olá!
Comecei o desfralde da minha pequena aos 2 anos e, até hoje, com 3 anos, o primeiro xixi costuma ser o da calcinha. E tem vezes que o da noite tb escapa. Não se sinta pressionada. É aquela velha história: cada criança tem seu tempo. E ainda dizem que no inverno é mais difícil.
Bjos e boa sorte!

Viviane disse...

Eu nem posto muito, mas acho que minha esperiência pode te ajudar!

O Arthurn tinha HORROR do piniquinho.

Só começou a dar certo quando comprei um redutor de vaso pra ele.
Ele adorava ver o cocô e o xixi ir em bora, dava tchau e tudo.

Ele,pedia só pra ter o prazer de ver o xixi ir embora.

Pode ser que com Helena dê certo, já que ela tem nojo do piniquinho!!

Professora Suzanne disse...

Olha...Primeiro vc não deve se deixar levar pelas comparações. afinal vc tem 4 filhos e td é diferente. Além disso, vc tá tentando desfraldar no inverno e isso torna td bem mais complicado mesmo. Pelo q me lembro do Gu e do Ique, eu não desfraldei no frio não, deixei passar. Fiz o desfralde nas minhas férias de final de ano, onde eles passavam boa parte do dia de cuequinha e pé no chão e ficava mais fácil lavar e secar td. Mas não foi com menos de 2 anos e meio. Agora, levando em consideração q vc tem 3 filhos e um deles requer uma atenção mais redobrada, fica a pergunta: vc não tá se exigindo demais não? Se tá fácil com Heitor, fica somente nele... Quem sabe os outros não tentam imitar o irmãozinho q usa o peniquinho? Na minha opiniao vc deveria esperar um pouco mais, ao menos agurdar um tempo mais quente p q eles fiquem com menos roupa e consigam ir mais rápido ao peniquinho. Ate pq se eles percebem q sua ansiedade com relação a isso, eles ficam mais ansiosos tb e essa adaptação vira uma tortuta p eles. Pq não esperar q eles façam 3 anos? Qual o problema, Beri? Se alguém achar q tá mto tarde e vier te dizer isso, peça p q vá em sua casa te ajudar (e limpar toda a sujeira q eles fazem). Acho q v precisa ter mais paciência consigo mesma e entender q o momento dos outros não é regra e vc precisa criar o seu momento pq a sua situação não e regra. Nem todas temos quádruplos. Eu desfraldei 1 de cada vez pq tive filhos com intervalo de 6 anos. E daqui a algum tempo desfraldo a Clarice: no verão e no tempinho dela. Beijos cheios de sudades, da mana Su.

Caroline disse...

Berii, venho sempre aqui e pouco comento, mais hoje espero conseguir dar minha ajuda, fiz facul de pedagogia e em uma das aulas de psicologia aprendi que o desfralde as vezes é traumatico pra criança pois ele entende que "aquilo" que sai de dentro dela é parte dela, então por isso que não deixam ir embora na privada, ou no peniquinho, pois quando eles fazem na fralda não veem que tem algo "deles" indo embora, então o exercicio é explicar que aquilo é dele que só com aquilo ele vai ajudar a plantinha crescer (ahuahau) que ele precisa dar tchau para aquilo que estava dentro dele e que era "dele" deu pra entender?
o tenta pedir que eles deem tchau pro cocô ou pro xixi de forma meio ludica.
é isso espero ter ajudado.
Beijos
Carol Biaggio

Gi disse...

Que fofo seu blog e sua tropinha!!!

Gente tem 2 SORTEIOS ROLANDO LÁ NO BLOG!!! UM DA MOROCCANOIL E OUTRO DA MAISON JOLIE!!!

www.pimentaroja.blogspot.com

Bjosss

Gi

Lih disse...

Menina, compra aquele dilatador nasal, diz que é tiro e queda pra ronco! rsrsr

Olha, o meu tah com um ano e oito meses e to tentando desfraldar agora, mas confesso, tocom uma preguiça..porque ele não entende muito bem, além do que quer fazer o pinico de chapéu rsrs

Aiai..acho que vou esperar mais..é de enlouquecer né??

Dé + 4 disse...

Vc é min ha força quando estou desesperada, e vejo a sua força. Parabéns pela força que vc tem, e pelo bom humor com o qual vc relata a sua realidade.
Qto ao desfralde acho que vc já tem muitas dicas e muito boas, mas te atento, para uma: Espere o verão! E outra é que eu tenho 4 filhos de duas gestações os primeiros tirei a fralda com 1 ano e meio e o menino, foi tudo bem a menina demorou mais e com isso ficou com ciúmes e voltou a fazer xixi e coco na cueca , já que via mais atenção quando a menina se mijava nas calças. Por isso acho imprtante que vc inicie o desfralde de todos ao mesmo tempo , mas no verão, não importa a idade, e se vc começou não volte a atrás, tirou a fralda do dia não coloque mais, isso de colocar a fralda uma hora e depois tirar é pessimo para a cabeça da criança, ele perde a referência de quando pode ou não fazer naquele momento.
Mesmo assim não é fácil. As minhas pequenas estão com 2 anos e meio e já desfraldei, mas agora no inverno e com a vida um pouco mais independente vira e mexe esquecer, ou querer um pouco mais de tanção e fazem de proposito na calcinha, para terem a atenção exclusiva de alguém. Pense nisso, nos que temos gêmeos, nunca damos atenção exclusiva e isso os força a dividirem muito mais cedo tudo.
Um beijo minha querida e fique bem isso passa e vc vai rir disso tudo depois.

Patricia e Helton disse...

Olá,
Beri, achei seu blog por um acaso, não tão por acaso assim, eu posso te ajudar de alguma forma, não com o desfralde mas com o caso do Pablo, sobre um hospital que conheço, enviei um email para o email que consta no seu blog, mas não sei se chegou, entre em contato comigo pattyjau@terra.com.br
Não é brincadeira.
Beijos pra vc e pra tropinha

Patricia e Helton disse...

Olá,
Beri, achei seu blog por um acaso, não tão por acaso assim, eu posso te ajudar de alguma forma, não com o desfralde mas com o caso do Pablo, sobre um hospital que conheço, enviei um email para o email que consta no seu blog, mas não sei se chegou, entre em contato comigo pattyjau@terra.com.br
Não é brincadeira.
Beijos pra vc e pra tropinha

Patricia e Helton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mandinha em Busca de um SONHO disse...

Querida Beri, rimos muito com seu post

força amiga voce vai conseguir, logo verei voces postando que esta tudo certo, que todos estao usando a brivadinha, no fim de semana vou postar foto da barriga

beijos

Soninxa disse...

Minha querida,
Não me conhece,nunca comentei mas sigo a vida dos seus meninos à distânca(em Portugal). Mas queria deixá-la mais tranquila um pouco.
Tenho 2 filhotes, de 4 e 1 ano. Quando na creche quiseram que o mais velho tirasse as fraldas, com 2 anos, achei que ele ainda não estava preparado. Fazia xixi pelas pernas abaixo e ficava a olhar muito admirado! Falei com o pediatra dele, que me disse para ter calma. Uns meninos tiram as fraldas com 2 anos, outros depois dos 3. Que o pior que podíamos fazer era pedir-lhe que fizesse algo para o qual não estaria preparado, e que ele iria dar-me um sinal de que estaria pronto. Então, com 2 anos e meio, pediu para eu tirar a fralda. Queria vestir as cuecas do Homem Aranha, como os amiguinhos. A aí começamos. Devo dizer que foi muito tranquilo, com poucos acidentes. E pouco depois nasceu o irmão e não houve retrocesso nenhum.
Portanto, não stresse e não hesite em esperar até que cada um lhe pareça preparado para isto. Porque não há pior para uma criança do que falhar perante os seus papás!
Beijos e força aí!

*Pink* disse...

Oie!!!
faz tempo q nao comento,mas sempre acompanho..dessa vez decidi dar a minha opinião..
minha filha tah fazendo 3 anos esse mês e deixou as fraldas (de dia) faz uns dois meses pq na escolinha davam tapa na bunda quando ela fazia na fralda.. entao ela própria comecou a pedir pra ir no banheiro.mas minha opinião sobre isso é q é uma coisa muito dificil tanto pra nós como para eles. é certo que as fraldas saem caro,mas cada criança tem o seu tempo e,mais cedo ou mais tarde, acabam por ser elas próprias a pedir e acho que nao devemos forçar.. imagino vc com esses 4..ainda mais dificil.. talvez fosse melhor vc esperar q eles "tomem essa decisão" e se vir q fica tarde demais, aí vc tenta de novo.. ja com eles mais "conscientes.. s vc continuar, te desejo boa sorte :p :p e nao liga pra quem critica nao. cada um sabe de si!!! beijo enorme pra todos!!

Natasha disse...

Robertha, esta fase de desfralde realmente é complicada. Até postei no meu blog a minha experiência que estava super-tranquila, etc. mas já vou fazer outra postagem contando o que aconteceu: ele regrediu. Bem, acho que traumatizou, sei lá. O cocô tem sido mais fácil, ele senta, e tudo. Mas ultimamente nem quer mais sentar lá, e nem deixa eu colocar mais a fralda. O xixi pra mim sempre foi mais difícil, ele não faz no troninho de jeito nenhum, só na roupa. E toda vez que faz na roupa, fica morrendo de vergonha, paralisado no lugar. Chega a ser até engraçado. Mas, enfim, o que posso te dizer, é que essa fase vai passar, como todas as outras. Bjs
Meninas, passem no meu blog, estou sorteando um livro super-legal. Tchau

Quem está online

Barrigas!!!