sábado, 6 de novembro de 2010

Tentando esclarecer

Vou tentar contar aqui tudo q estamos passando com nosso amorzinho.
Como já havia dito uns meses atrás Pablito teve algumas crises convulsivas de ausência. É como se ele se desligasse totalmente do mundo e ficou paradinho olhando o nada. Qdo chamei o nome dele ele não me retornou o olhar (coisa q nunca acontece). Isso se repetiu mais umas duas vezes no mesmo dia e depois ele ficou muito quietinho, como se estivesse doentinho. Marquei uma consulta com a neuro antiga (q agora só atende particular) pq assim eu ficaria mais tranquila com o diagnóstico.
Ela pediu uma ressonância e na semana seguinte estávamos lá fazendo o exame.
Qdo peguei o resultado tive q sentar pra não cair. As imagens eram péssimas! Um cisto quase do tamanho do cérebro e uma constatação importante: Compressão de tronco encefálico.
Pra quem não sabe essa área do cérebro comando funções vitais.
Na mesma hora me perguntei: Pq esse menino está esse tempo todo sem válvula? Pra quem não se lembra o Pablo já usou válvula (DVP) mas após a meningite q ele contraiu no hospital o cirurgião achou desnecessário recoloca-la.
Gente eu não sou médica, mas nesse tempo todo aprendi um monte de coisas a respeito das patologias do Pablo. Isso foi necessário pq cansei de ir em médicos q tentaram me enganar ou q não sabiam quase nada a respeito dos problemas dele. Só quem passa por isso sabe o qto é difícil confiar nos profissionais de saúde q encontramos pela frente.
Voltei com os exames na neuro e ela me mandou procurar o cirurgião. Como obviamente eu jamais procuraria o mesmo cirurgião das outras cirurgias (todas feitas durante a internação do Pablo, qdo não podíamos buscar ajuda fora), busquei indicações com amigos e fui informada de uma neurocirurgião pediatra (aqui na minha cidade não tem essa especialidade, só neurocirurgião geral) em BH. Por sorte ele atende pelo plano do Lu!
Levamos Pablito nele e a primeira consulta já me deixou feliz. Gostei bastante dele. A única parte ruim é q ele está com uma viagem marcada pra dezembro e o tempo ficou curto, mas vamos correr contra o relógio.
O diagnóstico foi bem pior q esperávamos.
A hidrocefalia dele está grave e multiceptada. É como se ele tivesse várias hidrocefalias e precisasse usar várias válvulas pra drenar o líquor. Além disso o 4° ventrículo está desconectado do resto do cérebro, o q está comprimindo o tronco encefálico.
A proposta é fazer pelo menos 3 cirurgias. Primeiro uma neuroendoscopia pra tentar ligar as áreas de hidrocefalia, depois reconectar o 4° ventrículo ao restou do cérebo e assim recolocar a DVP. Mas o mádico disse q não sabe se terá sucesso, uma vez q o caso está grave.
Estamos num momento difícil pq além de tudo as cirurgias serão feitas em BH, q fica uns 300km daqui. Os outros 3 terão q ficar e o Lu e eu iremos com o Pablo. O coração fica na mão em todos os sentidos.
Sei que nosso Deus é milagroso e já nos mostrou q o Pablo veio pra ficar. Tenho fé q tudo se dará para o melhor, mas tento não pensar em tudo q ele terá q passar. É como voltar no tempo... Novamente em uma uti sem previsão de alta. Mais uma vez usando aquele monte de parafernálias dolorosas... Deus dê forças para o meu amorzinho.
E ele? Está aqui como se não estivesse acontecendo nada. Ele não teve nenhuma involução no quadro neurológico, pelo contrário, está cada dia mais esperto e ativo. É um gigante de 80cm e uma rocha de 9kg. Um homenzinho lindo.
Todos os dias aprendo um milhão de coisas com meus pequenos. Como é bom ser mãe deles!
Deus, obrigada pelo prêmio q ganhei. 4 filhos perfeitos e um deles mais q perfeito.
Bjs em todas!

17 comentários:

Sabri disse...

Oi Roberta! Fiquei emocionada ao ler o post. Mais ainda com a demonstração de tanto amor e carinho. Tenho certeza que o Pablinho vais superar mais essa e que não foi por acaso que ele está aí com vcs. Vou torcer por ele e vc voltará com ótimas notícias.

Fiquem com Deus.

Marta disse...

Quando a gente pensa que está tudo bem, vem uma reviravolta. Mas vida de mãe é assim mesmo. Temos que ser fortes e, quando não conseguimos, é nosso Deus que nos fortalece. Desde já colocarei o Pablo em minhas orações, aliás, a família toda. Para que ele vá e volte do hospital em paz, lindo, feliz e rodeado de amor. Amém.

ROGELIA MATTOS disse...

ROBERTA,CONFIE SEMPRE QUE DEUS FARÁ O MELHOR POR VOCÊS E PELO PABLO TB.DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS AMIGA E DESDE JÁ ESTAREI ORANDO POR VCS.BJS E AGUARDO NOTÍCIA.

pedradababy disse...

Estarei sempre a torçer pelo bem do Peblinho. Desejo que tudo corra muito bem para ele e para voçês também.
Muitos beijinhos

Nani Borba disse...

oi colega...Ainda bem que tem medicos bons ai, aqui onde eu moro nao consigo achar um pediatra que agrade..são todos frios e nem olham a criança..
Tenho fé que tudo dará certo mais uma vez e logo logo vc terá otimas novidades pra contar aqui...
Vou estar sempre torcendo por vocês..
bjos

Reila disse...

Olá Roberta, eu sempre acompanhei o seu blog. Tb sou do EF e vi sua história de luta e vitória lá.
Cada dia é uma emoção ler os seus posts.
Deus é conto e com seus lindos filhos!!!! Bjos

Sandrinha disse...

Boa noite Roberta!
Queria dizer p/ vc continuar firme na sua fé e na esperança de q vai acontecer o melhor p/ o Pablo e sua família, Deus nunca desampara nenhum de seus filhos.
Q Deus possa estar abençoando e protegendo toda sua família neste momento tão difícil.
Bjs de luz!!

Emagrecer é agora! disse...

Nossa Roberta que desafio na sua vida! mas saiba que tudo tem um proposito, seja forte!!!
que Deus ilumnine sua vida e a do Pablo.

Se quiser dar uma passadinha no meu blog é princesaagatha.blogspot.com
bjos, estou te seguindo tá!!!

Giselle Barros disse...

Beri, estou torcendo pelo Pablinho e rezando para que Deus ilumine muito todos vocês e lhes dê muita força para enfrentar os obstáculos.

Um grande beijo

Josi disse...

Deus vai continuar te dando força mãe guerreira. Cada dia q passa aprendo muitas coisas boas c vc, mesmo sem te conhecer pessoalmente. Se todas as mães tivessem 1/4 do amor e dedicação q vc tem por seus filhos deixaríamos de ver tantas coisas ruins q acontecem por aí. Parabéns por sua familia com certeza eles são jóias raras. Estou orando! Abraços.

Carol disse...

Beri, o Pablo é um guerreiro, isso já tá mais que comprovado.

Ele vai superar essa, tenho fé em Deus...

Vou ficar na torcida por vcs.

Um bj carinhoso...

Maruja disse...

Olá Beri,
Estou a torcer para que o Pablinho utrapasse heroicamente mais esta fase difícil.
Beijinhos

*LIH* disse...

Querida, nunca deixei de visitar o seu blog, mesmo com a sua ausência...e tb nunca esqueci dos seus pequenos, especialmente do Pablo, pois orei muito por ele e continuarei orando! Vamos confiar e tudo dará certo.

Mil beijos.

Viviane disse...

Olá flor, sem ter muito o que falar quero apenas dizer que estou sempre por aqui acompanhando sua linda história, e dizer que estou em oração pelo seu pequeno gigante.
Fiquem com Deus pois Ele está sempre carregando o Pablinho nos braços.
Beijos

Hítalla Fernandes disse...

Estou muito distante e nem os conheço pessoalmente, mas oro por seus filhos e principalmente pelo Pablo desde que encontrei o blog de vcs e continuarei orando, agora com foco nessas ultimas noticias.

Meu coração fica pequeno só de pensar em tudo que ele passará, mas creio num Deus grande e poderoso e que estará segurando o Pablo pelas mãos e dizendo: " Não temas meu filho, estou contigo e vc ficará bem".

Deus é Deus de promessas e Deus do impossível. Confio nEle.

Dê um bjinho no Pablo por mim e pela minha filha Júlia.
Estamos orando.
Fiquem com Deus e força mamãe, pois vc já é vencedora como o Pablo já eh.

selma pereira disse...

Oi Beri...é não é fácil e como mãe fiquei muito emocionada com seu post, mas ainda pelo seu amor por este pequeno. Claro que tudo que ele terá que passar é muito difícil, mas como você sei que Deus está no controle de nossas vidas e sempre ao lado de nossos anjinhos.
Com certeza iremos todos orar muiiito pra Deus ti dar força e tudo saira bem.

Um grande beijo em você e na tropinha.
Selma

Liz Miranda disse...

Oi Beri... Fazia bastante tempo q eu ñ entrava aqui... Vida corrida e tal, enfim. Fiquei com o coração apertado com a notícia do Pablo voltando ao hospital... Imagino como vcs devem estar... Mas Pablinho é guerreiro e já provou isso muitas vezes desde o nascimento. Estou aqui na torcida, nas orações, vibrações e energias positivas. Deus está com vcs, então continuem sendo corajosos pelo bem do nosso pequeno herói.
Beijos

Quem está online

Barrigas!!!