terça-feira, 5 de março de 2013

O luto aos 4 anos

Primeiro quero agradecer a todos pelas palavras de carinho. Não tem sido nada fácil esses dias. Dói tanto que chega a sufocar. Meu príncipe faz uma falta tremenda. Jamais poderia imaginar que doesse tanto assim. No sábado nós resolvemos contar para as crianças. Contamos que o irmão foi chamado para morar com o Papai do Céu, assim ele ganharia asinhas e poderia fazer todas as coisas que não podia fazer aqui. Foi muito triste ver os três chorando e chamando pelo Pablo. Papai e eu seguramos firme e conseguimos confortá-los e assim temos feito até hoje. Tomara que o tempo nos ajude a lidar com tudo isso. Por enquanto é só dor...

55 comentários:

Mamãe do Otávio disse...

lindo é saber que puderam conviver com um anjo na terra e aprender tanto com ele! abençoados!
Sejam muito felizes sabendo que tem um anjo lindo olhando e abençoando vcs todos os dias!
Olhem parao céu com um motivo a mais para sorrir!

Grande beijo tropinha!

Anônimo disse...

Nunca comentei seu blog, mas leio desde o início. Não imagino nem como estará sendo, mas o Pablo quereria que vocês aprendessem a voltar a sorrir. Um abraço bem apertado de Portugal
Raquel

Sammy disse...

Com o tempo a dor é amenizada com a saudade...que deus continue confortando os seus coraçoes...
Bjus

Fotos Kids disse...

Voltei p/ deixar essa musica q passa uma linda mensagem. Fiquem com Deus!

http://m.youtube.com/?reload=9&rdm=mixxn42vq#/watch?v=tgWWOtpolwU

Anônimo disse...

Minha querida,

Tenho acompanhada a situação do Pablinho pelos posts da Tia Suzanne, e eu e Tia Gi ficamos muito tristes pela partida dele, mas ao mesmo felizes por ele agora nao estar sofrendo e por ter deixado um legado de amor, união e companheirismo 'a todas as vidas que ele tocou, principalmente a de vocês... Sei que a dor esta' intensa e inimaginável, mas tenho certeza de que os irmaozinhos do Pablo vao dar 'a vocês o amor necessário para que a dor se va' e a saudade, a luz e a admiracao que sentem por ele fiquem ara sempre...
Beijos enormes e um abraço beeem apertado das tias geminhas,

Dani e Gi.

Cibele Chaves disse...

Acompanho o seu blog desde o início mas nunca comentei.Foi um choque e não há palavras adequadas para esses momentos. :(
Bjs

Ana Carolina disse...

Força e fé em Deus querida!
As crianças precisam muito de vcs firmes.
Estamos com vcs em orações.
Pablo fez a passagem dele depois de deixar tantos ensinamentos lindos para todos nós.
Beijos.

princesinha disse...

sem palavras nesse momento, orando por essa família linda , que tem um anjo guerreiro!!!bjs

Aressa disse...

Puxa queria poder ter algumas palavras de comforto, mas não sou boa com as palavras, que se sinta abraçada muita luz para vc e todo a família.

Delossen disse...

Beri,
Sempre li seu blog, vc sempre foi um exemplo e um espelho pra mim, e hoje quando eu soube do que aconteceu, ta doendo e mto, eu quero que vc saiba que de longe eu to te mandando força em forma de oração pra você passar por esse momento abraçada com Deus.
Não há palavras pra expressar nada, nenhum sentimento que possa ser retratado num momento como esse. Apenas quero que você saiba vc e toda sua familia esta no meu coração, e essa dor imensa esta sendo dividida com todas nos que acompanhamos esse guerreiro que hoje é um anjo e agora vai cuidar de vocês com a mesma dedicação que vcs deram a ele.
um beijo e mta força

Delossen disse...

Beri, queria te dizer que leio seu blog desde o principio, e vc sempre foi um exemplo de mãe e um espelho pra mim. Fiquei sabendo hoje e não acreditei, nossa como doeu saber disso... mas queria que vc soubesse que vou orar mto por vcs pra que Deus possa confortar e ajudar a amenizar essa dor que eu não consigo imaginar, mas estou dividindo com vcs.
O Pablo agora vai cuidar de vocês como mesmo amor e carinho que vcs cuidaram dele, ele sempre será um guerreiro e um vencedor. E vcs sempre serão a tropinha pois a memória dele estará guardada em seus corações. um bjo e que Deus possa cubrir vcs com todo o Seu amor.

Lidiane disse...

O que dizer nesse momento tão triste pra vc?
Somente que não podemos ser egoístas a ponto de querer que ele ficasse com vcs sofrendo, sentindo dor... Deus quis assim e com certeza tdo que ele passou nesses 4 anos foi zerado, hoje não tem mais dor, não tem mais dificuldade pra respirar e tbm nunca mais precisar passar por procedimentos tão dolorosos em hospitais.
Sei que palavra nenhuma vai diminuir sua dor, mais pense que onde ele está com certeza está melhor do que aqui...

Lidiane disse...

Música...

Vôa minha ave
Vôa sem parar
Viaja prá longe
Te encontrarei
Em algum lugar...

Permaneço em ti
Como sempre foi
Mais perfeito e mais fiel
Mesmo sozinho sei
Que estás perto de mim
Quando triste olho pro céu...

Quando eu te vi
O sonho aconteceu
Quando eu te vi
Meu mundo amanheceu...

Mas você partiu sem mim
E sei que estás
Em algum jardim
Entre as flores...

Anjo!
Meu tão amado anjo
Bem sei que estás
E eu do brando sono
Hei de acordar
Para os teus olhos
Ver uma vez mais...

Mais
O verdadeiro amor espera
Uma vez mais

Quando eu te vi
O sonho aconteceu
Quando eu te vi
Meu mundo amanheceu...(2x)

Mas você partiu sem mim
E sei que estás
Em algum jardim
Entre as flores...

Fernanda disse...

Nossa, Roberta, só vi sobre isso hj.
Nem sei o que te dizer, pois não consigo imaginar sua dor.
Que Deus os conforte e os ampare!

Anônimo disse...

Que Deus vos dê mta força a todos!!!
O Pablo está de certeza a olhar por vocês!!!
Um grande beijinho nesses coraçoes enormes!!

Sandra Gonçalves

Anônimo disse...

Que Deus vos dê mta força a todos!!!
O Pablo está de certeza a olhar por vocês!!!
Um grande beijinho nesses coraçoes enormes!!

Sandra Gonçalves

Anônimo disse...

Beri,

Não a conheço pessoalmente, não sei qual o som da sua voz, mas as sua palavras deixadas aqui neste blog demonstram o quanto você é uma pessoal especial. Queria poder te oferecer o meu abraço, mas não posso, mas queria que soubesse que tenho orado muito por vocês. Pablinho cumpriu o seu tempo aqui. E ele permanecerá sempre vivo nas suas mentes, ele sempre fará parte da sua família e nada mudará isso. Tenho certeza que essa dor que agora é insuportável se transformará em doces lembranças de um garotinho lindo e cheio de vida.
Uma vez li que o luto deve ser sentindo é um momento de adaptação. Então quando se sentir triste, sinta sua tristeza, chore suas lágrimas e quando essa dor amenizar você irá sorrir novamente. Saiba que Deus esta contigo.

Ana Vasconcelos

Francisca disse...

Querida Beri e família,

muita muita muita força e abraços apertados, ainda que com um oceano pelo meio.

Coragem!

Estão nas minhas orações.
Beijinhos desde Lisboa,
Francisca

Karla lauria disse...

Não existem palavras para essse momento. Só Deus e seus três pequeninos poderão dar a força necessária para vocês passarem por este momento de dor.

Pense no pequenino Pablo como um anjo e na linda oportunidade de ter sido sua mãe e prazer da convivencia e guarde em seu coração as lembranças . Hoje chore toda a sua dor vc tem esse direito , você precisa deste momento. Mas depois olhe para frente , veja seus três filhos que precisam muito de você e continue seguindo.

Fique com Deus e muita fé!!

Um forte abraço!

Karla Lauria /RJ

Unknown disse...

Que Deus e Nossa Senhora possa lhes dar o conforto neste momento tão dificil que voces estão passando, o Pablo deixou um grande ensinamento e cumpriu sua missão aqui na Terra e retornou ao Papai do Céu. Fiquem com Deus !!!!
Bjs em todos!!!

Avozinha disse...

Recordo o que li no seu blog no tempo em que você estava grávida e médicos queriam "reduzir" o número dos seus bebés. Graças a Deus que não o fez, nem mesmo com as dificuldades do Pablinho. Deus cumprirá o Seu trabalho na vossa família e cuidará do Pablinho no céu. "Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus."

By feminina disse...

Olá Beri acompanho sua historia desde o E-family e nunca comentei seu blog sei lá por que mais acompanhava o blog da tropinha e pude com certeza ver que vc teve duas benção gigantescas na sua vida, uma foi conseguir seus nenenszinhos e outra foi ter recebido um anjo tão lindo pros teus braços. Com toda certeza foram momentos de lutas, outro de sorriso, ora de desespero mais em todo momento vc os amou totalmente igual e cuidou e cuidou e brincou ... Vc minha lindinha fez seu papel e posso te dizer Deus deu o sorriso mais gostoso do mundo pra vc mesmo que em silencio. Teu filho não descançou, não partiu, Deus simplesmente te imprestou um anjo para que vc visse o quão belos os anjos são . Fica beem e veja esse video porque filhos sao milagres da vida ... bjaaaaaao flor
http://youtu.be/kBiYwbYAV4g

Janinha disse...

Não ´efacíl não. Pobrezinhos, até se acostumarem sofrerao com vocês.

Com o tempo a dor ameniza e mais forte qe ela será a saudade. Tenha mais força e mais fé nessa fase... que Deus te guie e guarde sempre; aliás a todos vocês.

Bjocas.

Juliana Melos disse...

Querida.....
eu imagino a grande dor da perca do Pablo e para seus pequenos tbm....acompanho o blog de vcs faz muito tempo e fiquei muito triste com a morte desse lindo anjinho. Mas Deus sabe todas as coisas e ele com certeza esta no colo do Pai, num lugar bem melhor que o nosso.... Que Deus conforte e muito o coração de vcs .......

Unknown disse...

Beri, que Deus possa confortar vc e a sua família neste momento. Bjs e que Deus os abençoe!!

rosseline disse...

Querida Beri, acompanho seu blog há tanto tempo mas nunca tive coragem de escrever. A gente nunca se viu e provavelmente nunca nos veremos pessoalmente, mas choro contigo a dor da perda do Pablo. O lindo Pablo que tanto torci pra ficar bem e se divertindo em casa. Que Deus conforte seu coraçao, do seu marido e filhos. Um beijo, Rosseline

Flor disse...

Querida Beri,
Eu também não te conheço pessoalmente, mas leio seu blog há um bom tempo e sempre te achei uma mãe maravilhosa. Hoje, eu quero deixar um forte abraço para vc, seu marido e a tropinha, e meus sinceros sentimentos pela partida de seu anjinho guerreiro... Que Deus ampare vocês e lhes dê forças para superar a dor. Com carinho,
Flor

Anônimo disse...

Acompanho seu blog desde a gravidez. Queria apenas lhe dar um "abraço". DEUS LHE ABENÇOE!

Ju Usui disse...

Beri, o Pablo foi um presente divino e Deus decidiu ter a presença dele ao lado, para guiar e proteger a família deste plano.

Sempre te admirei muito pela força, pela garra, Sei o quanto é dificil, mas seja forte pelo trio. Deus abençoe vcs!

Ju

Luana disse...

Que triste notícia!
Imagino a saudade que deva estar sentindo. Espero que os irmãos e vocês fiquem bem com o tempo!!!
Meus sentimentos...

Anônimo disse...

Que Deus conforte o coração da sua familia. Vc é uma mãe maravilhosa que teve a benção de desfrutar da companhia de um lindo anjo. Ele voltou para perto do Pai. Um forte abraço.

Anônimo disse...

Triste, muito triste. É assim que me sinto lendo seu blog hoje. Não consigo parar de pensar no sorrisinho do Pablo. Parece que eu o conhecia, sinto falta dele. Na verdade me sinto integrante desta familia, pois participo dela desde a gravidez. Sinta-se abraçada com muito carinho! Fiquem todos com Deus! Beijos

Anônimo disse...

Triste, muito triste. É assim que me sinto lendo seu blog hoje. Não consigo parar de pensar no sorrisinho do Pablo. Parece que eu o conhecia, sinto falta dele. Na verdade me sinto integrante desta familia, pois participo dela desde a gravidez. Sinta-se abraçada com muito carinho! Fiquem todos com Deus! Beijos

Anônimo disse...

Não sei o que dizer, só te imaginar sua dor, choro... Mais uma vez você está provando que é forte e não foi por acaso que foi escolhida para ser mãe de uma mini tropa, são poucos que teriam a mesma garra e perseverança que a sua... Que Deus tome conta de seu coração

Carla disse...

Ter que dizer a um ou mais irmãos que o irmão(ã) partiu é de certeza uma das mais dolorosas coisas de ser fazer. Se nós mães não conseguimos perceber, se se abre um buraco no nosso coração, se a saudade nos cega, como podemos nós Mães transmitir essa dor para os nossos filhos??? Eu conheço a dor de perder filhos e a dor de os "roubar" ao irmão... dói tanto... dói demais... Beri, ser forte neste momento não é fazer de conta que nada aconteceu, não é fingir junto dos teus filhos que não estás a sofrer...Ser forte agora é teres coragem de chorar, é teres coragem de assumir que estás triste, que estás sofrendo imenso pois o teu filho ganhou asas e vou para lá das nuvens... E não há tempo certo para se fazer o luto... cada um de vós vai viver o seu luto, no seu tempo, da maneiras diferentes... E a única coisa certa depois de fazeres o luto é guardares todas as boas recordações junto do teu coração até ao dia de voltares a estares com ele... Um abraço muito apertado de mãe-de-anjos para mãe-de-anjo...

Mateus disse...

Roberta, meus sentimentos, que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte seu coração e de sua família! Força! Beijo, Luciana Torres

PQnina* disse...

Robertha.. hoje fiquei sabendo da triste notícia... estou super abalada... triste... mas Deus há de dar força para toda sua família.. e o Pablo agora será um anjo da guarda protetor dos irmãos e da mamãe e do papai... fica bem querida.. seja forte... bjus

PQnina* disse...

Que Deus te dê forçar para continuar na batalha da vida... e agora você, seu marido e seus filhos terão um anjinho da guarda particular cuidando de vocês lá do céu... sinto muito amiga... fica com Deus..

jamilli disse...

Boa tarde minha querida saiba que nem te conheco pessoalmente mas aprendi a admira-la por ser tão forte e sempre positiva. saiba que a sua história hoje servirá de exemplo pra outars pessoas tenho certeza disso,gostaria de ter te conhecido antes pro poder ter te ajudado de alguma forma,mas tenha certeza que apartir de hoje coloco toda tua familia nas minhas orações. fique tranquila quie seus tres filhos estão sendo muito bem tratados no colégio Adventista é uma excelente educação, digo isso porque tenho duas irmãs pedagogas e ambas dão aula nesse colégio. Somos também todos Adventista.Quanto ao nosso Phablo tenha certeza que Papai do céu ta cuidando muito bem dele.
Um abraço grande e muita paz e saúde pra vcs.!!!

jamilli disse...

Boa tarde minha querida saiba que nem te conheco pessoalmente mas aprendi a admira-la por ser tão forte e sempre positiva. saiba que a sua história hoje servirá de exemplo pra outars pessoas tenho certeza disso,gostaria de ter te conhecido antes pro poder ter te ajudado de alguma forma,mas tenha certeza que apartir de hoje coloco toda tua familia nas minhas orações. fique tranquila quie seus tres filhos estão sendo muito bem tratados no colégio Adventista é uma excelente educação, digo isso porque tenho duas irmãs pedagogas e ambas dão aula nesse colégio. Somos também todos Adventista.Quanto ao nosso Phablo tenha certeza que Papai do céu ta cuidando muito bem dele.
Um abraço grande e muita paz e saúde pra vcs.!!!

Fernanda disse...

Esse pequeno trecho me ajudou nas horas difíceis:

"Tu sofrerás. Eu parecerei morto e não será verdade...
Tu compreendes. É longe demais. Eu não posso carregar esse corpo. É muito pesado.
Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma das estrelas, numa delas estarei rindo.
E quando te houveres consolado (a gente sempre se consola), tu te sentirás contente por me teres conhecido.
E abrirás às vezes a janela à toa, por gosto... E teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu.
Dessa forma,tu,e somente tu,terás estrelas que sabem rir......e eu serei único para ti..."

Anônimo disse...

Leio o seu blog desde o final de 2008. Na época tinha quase 12 anos e te encontrei por acaso na internet. Cresci acompanhando a tropinha crescer também. Vocês estão em meus pensamentos. Muita paz a todos.

Um grande beijo e um abraço apertado,
Julia.

Rute disse...

OH Meu Deus lamento imenso, um beijinho de muita força!!!

Anônimo disse...

Queridos Papai Mamae e manos, meus sinceros sentimentos pela perda do anjo Pablo. Nao os conheco, mas acompanho teu blog ha anos e sempre os admirei. Pelo amor incondicional, palavras positivas e tudo de maravilhoso que fizestes por esta crianca. Sejam felizes!!

Anônimo disse...

Li só hoje o seu blog... e sempre scompanhei a historia de vcs... meu bebe tbm tem hidro... Sei que não é facil e não adianta falar que que vai passar, pq não vai, vai apenas amenizar com o tempo, tbm perdi um bebe nascido com 4 meses em 2009, e oque me conforta é cuidar do meu outro filho que hoje tem aninho, mas a dor da perda permanece... Deus esteja com vocês sempre!! Só ELE sabe oq é melhor pra nos!! Agora de muita atenção, amor e carinho pros seus outro tres filhos, eles devem ter sentido sua falta enquando vc cuidava do pablo... UM GRANDE ABRAÇO! Se tiver facebook me add lá é https://www.facebook.com/fernanda.pedromalheiros?ref=tn_tnmn
abraçooo Fernanda

Flor disse...

Beri, acompanho seu blog há algum tempo, e fiquei muito triste com a notícia,
Que Deus possa confortar o coração de vocês 5, e os fortalecer ainda mais como família diante dessa perta...
Sinceramente
Bianca

Anônimo disse...


Sigo o seu blog desde sempre, os seus filhotes nasceram no mesmo dia da minha princesa.Já não vinha aqui há algum tempo e fiquei muito triste com a noticia.
Sinto muito a sua perda.Que Deus vos ajude e acompanhe sempre com a Fé de que o Pablo está num lugar melhor.
Um beijo de Portugal para si e a sua familia
Deus os abençoe

Andreia disse...

É muito duro e cruel ter que contar aos irmãozinhos. A dor ameniza, a saudade não... Que os três vos dêm força para continuar e o Pablo vos acompanhará sempre.
Beijo

http://www.youtube.com/watch?v=fRMSNqjw48U

"Caçador de Sóis"
Ala Dos Namorados

"Pelo céu às cavalitas,
Escondi nos teus caracóis,
A estrela mais bonita, que eu já vi

Eu cresci com um encanto,
De ser caçador de sóis,
Eu já corri tanto, tanto para ti

Fui um príncipe encantado
Montado nos teus joelhos,
Um eterno enamorado, a valer

Lancelot de algibeira,
Mas segui os teus conselhos
Para voltar à tua beira
E ser o que eu quiser

Os teus olhos foram esperança
Os meus olhos girassóis
Fomos onde a vista alcança da nossa janela

Já deixei de ser criança e tu dormes à lareira
Ainda sinto a minha estrela nos teus caracóis

Os teus olhos foram esperança
Os meus olhos girassois
Fomos onde a vista alcança da nossa janela

Já deixei de ser criança e tu dormes à lareira
Ainda sinto a minha estrela nos teus caracóis"

Anônimo disse...

Beri,

Desde o efamily que partilho notícias suas e da sua tropinha e sempre a admirei pela coragem e pela força em superar as adversidades, com otimismo e fé!

Eu, antes dos gêmeos, tive um filho, o Rafa, que vai fazer 10 anos agora e também uma menina, em 2006, que apresentava uma série de malformações congênitas muito graves, que soube desde o início da gravidez serem incompatíveis com a vida. Mas como sei que filhos só vem para mulheres escolhidas e que filhos especiais são para mães ainda mais especiais, me senti privilegiada por ter sido escolhida por Deus para receber este serzinho em tamanha provação. É muito difícil perder um filho, é uma dor imensurável, mas o importante é a certeza que temos de ter contribuído na caminhada evolutiva deste pequeno anjinho, que vem em uma curta missão para nos ensinar a fé, a coragem, a resignação e o amor incondicional!
Confesso que fiquei apavorada quando descobri em 2008 que teria gêmeos, só pensava que todo o sofrimento poderia se repetir (não por mim, pq aprendi que tudo tem um motivo maior para acontecer, conforme a Providência Divina, mas pela minha família, que por não ter este entendimento sofreu muito mais que eu!) mas a misericórdia Divina é tão certa que o Bernardo e o Eduardo nasceram saudáveis,na época certa e vieram pra casa comigo no dia seguinte ao nascimento!
Agora, 4anos depois, estou grávida novamente! E de uma menina! Mais uma prova do Amor de Deus por nós e da responsabilidade que Ele nos credita.
Então querida, mantenha seu coração em paz! Tenha a certeza absoluta do amor de Deus por nós e de tudo que Ele nos providencia. Pablinho teve uma curta missão, que cumpriu com louvor! Trouxe alegria, esperança e muito amor pra sua família e para todos nós que o acompanhamos nesses 4 anos de vida feliz! Muita paz pra vcs!
Juliana (julirio)

Unknown disse...

Deus está contigo amiga e vai confortar os corações aflitos e necessitados. Pablo está bem, morando com Jesus e protegendo toda sua família. Força e fé em Deus, um dia vocês se encontrarão novamente.

Anjinho disse...

Ai amiga, fico emocionada só de ler seu relato.
nossa!
sem palavras.
força amiga! força na piruca.

Luciana disse...

A última vez que vim aqui no seu blog foi em fevereiro. E realmente não esperava por isso. Que guerreiro.
Que força.

Sinta o meu abraço.
Luz para todos vocês. Muita luz.

Mariana disse...

Robertha, nao conhecia a sua historia, apesar de participar a muitos anos do EF, vou te dizer uma coisa, vc é uma guerreira, um exemplo... Flor, vc não perdeu um filho, ganhou um anjinho, que lutou pela vida, mas como ele era muito especial, nosso Senhor quis te-lo de volta ao seu lado, agora ele esta ao lado de Deus cuidando dos seus manos e familiares.
Perdi meu bbzinho com 8 dias de vida, ha 2 anos, ate hj sinto sua falta, mas sei que ele esta no melhor lugar do mundo..

um grande beijo
Marytuti

Mariana disse...

Robertha, nao conhecia a sua historia, apesar de participar a muitos anos do EF, vou te dizer uma coisa, vc é uma guerreira, um exemplo... Flor, vc não perdeu um filho, ganhou um anjinho, que lutou pela vida, mas como ele era muito especial, nosso Senhor quis te-lo de volta ao seu lado, agora ele esta ao lado de Deus cuidando dos seus manos e familiares.
Perdi meu bbzinho com 8 dias de vida, ha 2 anos, ate hj sinto sua falta, mas sei que ele esta no melhor lugar do mundo..

um grande beijo
Marytuti

Ladyprimata disse...

Nossa Beri, fiquei tanto tempo sem visitar seu blog, e só agora vi q o anjinho foi p sua morada. q Deus continue confortando seus corações e q apenas as boas lembranças sejam revividas em suas mentes. O seu exemplo de força, perserverança e fé, são exemplos do quanto podemos lutar pela nossa felicidade, mesmo q curtinha a passagem dele deixou marcas permanentes em tds q acompanharam mesmo q capengando sua história. e agora é tempo de um novo recomeço, afinal não vai querer ver vcs tristes. Bjs

Quem está online

Barrigas!!!