terça-feira, 29 de novembro de 2011

Só faltava o Pablo mesmo

Ele bem que resistiu as viroses e a esse clima tenebroso, mas desde domingo Pablito está com a infecção respiratória de sempre. É coisa rotineira, a qual já estou acostumadíssima, mas desde a perda da Tainá pelo mesmo motivo nosso coração fica ainda mais apertado.
Ele fica bem amoado, olhinhos fundos, muita secreção (chamamos de meleca verde, pra diferenciar da secreção normal), muita dificuldade em respirar, febre...
Já estou com a rotina de tratamento de sempre: Antibiótico, nebulizações e aspirações de 4 em 4 horas.
A novidade é que o trajeto da válvula está avermelhado, com aspecto de inflamado. Ao que tudo indica é uma reação da própria infecção respiratória, mas já marquei consulta com o neurocirurgião pra uma avaliação especializada.
Quanto ao Heitor, já está melhorzinho. Ainda um pouco enjoadinho devido a garganta, mas não teve nenhuma outra convulsão (Graças a Deus) e está sem febre desde domingo.
E eu continuo com minha rotina dupla, tripla, quadrupla... Deus me dê muita saúde.

Editando pra responder a pergunta da Lála.
A aspiração do Pablo é feita com aspirador portátil e elétrico. É um modelo usado por dentistas, q aspira sangue e secreção.
Eu uso o aspirador e uma sondinha traqueal número 6 (descartável). A sonda é introduzida pela boca e narinas até, mais ou menos, um palmo a dentro.
É como fazem nos hospitais e clínicas (aspiração feita a vácuo). Bem diferente daqueles aspiradores manuais vendidos em farmácias q tiram a secreção dos narizinhos dos bebês.
Isso é necessário pq a secreção do Pablo é abundante (ele é hipersecretivo, por causa da paralisia cerebral). É uma coisa ruim de fazer, de ver fazer e, com certeza, de receber, mas salva a vida dele.
O aspirador q eu uso é da fisioterapeuta dele (emprestado, mas mora aqui em casa) e ela mesma me treinou pra fazer em casa.
Pra vc ter uma idéia, com essas aspirações evitamos muitas pneumonias nele.
Consegui explicar? Espero q sim.
Agradeço sua preocupação e sua intenção em me ajudar. Obrigada.

5 comentários:

Karla disse...

Força e fé, Roberta!

Como sempre, estou aqui rezando por vcs.

Beijos em todos.

Karla e Maria Luiza.

Lála disse...

oi maezinha! Li teu post e queria saber se vc usa algum tipo aspirador manual pra aspirar as secreçoes nasal.
Se servir de ajuda eu queria te mandar um aspiradorzinho que se usa muito aqui com os bebês que tem dificuldade em assoar sozinhos.
Espero tua resposta.
Um beijo.....grande, bem grande pra voces todos.

Pat disse...

oi vou tentar te tranquilizar um pouco, devido ao meu uso de traqueo tbm tive q fazer uso do aspirador, minha mãe q fazia em mim,(no nariz e direto na traqueo) NÃO DÓI, SÓ ENCOMODA UM POUCO,mas o alívio q dá após a aspiração não tem preço! Beijos e melhoras!

Queli disse...

Isaac tbm tá tendo muitos episódios de problemas respiratórios. A gente fica com o coração apertadinho.

Maria Clara disse...

Muita saúde e força pra vcs!

Quem está online

Barrigas!!!