sábado, 6 de novembro de 2010

Tentando esclarecer

Vou tentar contar aqui tudo q estamos passando com nosso amorzinho.
Como já havia dito uns meses atrás Pablito teve algumas crises convulsivas de ausência. É como se ele se desligasse totalmente do mundo e ficou paradinho olhando o nada. Qdo chamei o nome dele ele não me retornou o olhar (coisa q nunca acontece). Isso se repetiu mais umas duas vezes no mesmo dia e depois ele ficou muito quietinho, como se estivesse doentinho. Marquei uma consulta com a neuro antiga (q agora só atende particular) pq assim eu ficaria mais tranquila com o diagnóstico.
Ela pediu uma ressonância e na semana seguinte estávamos lá fazendo o exame.
Qdo peguei o resultado tive q sentar pra não cair. As imagens eram péssimas! Um cisto quase do tamanho do cérebro e uma constatação importante: Compressão de tronco encefálico.
Pra quem não sabe essa área do cérebro comando funções vitais.
Na mesma hora me perguntei: Pq esse menino está esse tempo todo sem válvula? Pra quem não se lembra o Pablo já usou válvula (DVP) mas após a meningite q ele contraiu no hospital o cirurgião achou desnecessário recoloca-la.
Gente eu não sou médica, mas nesse tempo todo aprendi um monte de coisas a respeito das patologias do Pablo. Isso foi necessário pq cansei de ir em médicos q tentaram me enganar ou q não sabiam quase nada a respeito dos problemas dele. Só quem passa por isso sabe o qto é difícil confiar nos profissionais de saúde q encontramos pela frente.
Voltei com os exames na neuro e ela me mandou procurar o cirurgião. Como obviamente eu jamais procuraria o mesmo cirurgião das outras cirurgias (todas feitas durante a internação do Pablo, qdo não podíamos buscar ajuda fora), busquei indicações com amigos e fui informada de uma neurocirurgião pediatra (aqui na minha cidade não tem essa especialidade, só neurocirurgião geral) em BH. Por sorte ele atende pelo plano do Lu!
Levamos Pablito nele e a primeira consulta já me deixou feliz. Gostei bastante dele. A única parte ruim é q ele está com uma viagem marcada pra dezembro e o tempo ficou curto, mas vamos correr contra o relógio.
O diagnóstico foi bem pior q esperávamos.
A hidrocefalia dele está grave e multiceptada. É como se ele tivesse várias hidrocefalias e precisasse usar várias válvulas pra drenar o líquor. Além disso o 4° ventrículo está desconectado do resto do cérebro, o q está comprimindo o tronco encefálico.
A proposta é fazer pelo menos 3 cirurgias. Primeiro uma neuroendoscopia pra tentar ligar as áreas de hidrocefalia, depois reconectar o 4° ventrículo ao restou do cérebo e assim recolocar a DVP. Mas o mádico disse q não sabe se terá sucesso, uma vez q o caso está grave.
Estamos num momento difícil pq além de tudo as cirurgias serão feitas em BH, q fica uns 300km daqui. Os outros 3 terão q ficar e o Lu e eu iremos com o Pablo. O coração fica na mão em todos os sentidos.
Sei que nosso Deus é milagroso e já nos mostrou q o Pablo veio pra ficar. Tenho fé q tudo se dará para o melhor, mas tento não pensar em tudo q ele terá q passar. É como voltar no tempo... Novamente em uma uti sem previsão de alta. Mais uma vez usando aquele monte de parafernálias dolorosas... Deus dê forças para o meu amorzinho.
E ele? Está aqui como se não estivesse acontecendo nada. Ele não teve nenhuma involução no quadro neurológico, pelo contrário, está cada dia mais esperto e ativo. É um gigante de 80cm e uma rocha de 9kg. Um homenzinho lindo.
Todos os dias aprendo um milhão de coisas com meus pequenos. Como é bom ser mãe deles!
Deus, obrigada pelo prêmio q ganhei. 4 filhos perfeitos e um deles mais q perfeito.
Bjs em todas!

17 comentários:

Anônimo disse...

Oi Roberta! Fiquei emocionada ao ler o post. Mais ainda com a demonstração de tanto amor e carinho. Tenho certeza que o Pablinho vais superar mais essa e que não foi por acaso que ele está aí com vcs. Vou torcer por ele e vc voltará com ótimas notícias.

Fiquem com Deus.

Marta disse...

Quando a gente pensa que está tudo bem, vem uma reviravolta. Mas vida de mãe é assim mesmo. Temos que ser fortes e, quando não conseguimos, é nosso Deus que nos fortalece. Desde já colocarei o Pablo em minhas orações, aliás, a família toda. Para que ele vá e volte do hospital em paz, lindo, feliz e rodeado de amor. Amém.

Rogelia Mattos disse...

ROBERTA,CONFIE SEMPRE QUE DEUS FARÁ O MELHOR POR VOCÊS E PELO PABLO TB.DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS AMIGA E DESDE JÁ ESTAREI ORANDO POR VCS.BJS E AGUARDO NOTÍCIA.

pedradababy disse...

Estarei sempre a torçer pelo bem do Peblinho. Desejo que tudo corra muito bem para ele e para voçês também.
Muitos beijinhos

Nani Borba disse...

oi colega...Ainda bem que tem medicos bons ai, aqui onde eu moro nao consigo achar um pediatra que agrade..são todos frios e nem olham a criança..
Tenho fé que tudo dará certo mais uma vez e logo logo vc terá otimas novidades pra contar aqui...
Vou estar sempre torcendo por vocês..
bjos

Unknown disse...

Olá Roberta, eu sempre acompanhei o seu blog. Tb sou do EF e vi sua história de luta e vitória lá.
Cada dia é uma emoção ler os seus posts.
Deus é conto e com seus lindos filhos!!!! Bjos

Sandrinha disse...

Boa noite Roberta!
Queria dizer p/ vc continuar firme na sua fé e na esperança de q vai acontecer o melhor p/ o Pablo e sua família, Deus nunca desampara nenhum de seus filhos.
Q Deus possa estar abençoando e protegendo toda sua família neste momento tão difícil.
Bjs de luz!!

Cristina disse...

Nossa Roberta que desafio na sua vida! mas saiba que tudo tem um proposito, seja forte!!!
que Deus ilumnine sua vida e a do Pablo.

Se quiser dar uma passadinha no meu blog é princesaagatha.blogspot.com
bjos, estou te seguindo tá!!!

Giselle Barros disse...

Beri, estou torcendo pelo Pablinho e rezando para que Deus ilumine muito todos vocês e lhes dê muita força para enfrentar os obstáculos.

Um grande beijo

Unknown disse...

Deus vai continuar te dando força mãe guerreira. Cada dia q passa aprendo muitas coisas boas c vc, mesmo sem te conhecer pessoalmente. Se todas as mães tivessem 1/4 do amor e dedicação q vc tem por seus filhos deixaríamos de ver tantas coisas ruins q acontecem por aí. Parabéns por sua familia com certeza eles são jóias raras. Estou orando! Abraços.

Carol disse...

Beri, o Pablo é um guerreiro, isso já tá mais que comprovado.

Ele vai superar essa, tenho fé em Deus...

Vou ficar na torcida por vcs.

Um bj carinhoso...

Maruja disse...

Olá Beri,
Estou a torcer para que o Pablinho utrapasse heroicamente mais esta fase difícil.
Beijinhos

*LIH* disse...

Querida, nunca deixei de visitar o seu blog, mesmo com a sua ausência...e tb nunca esqueci dos seus pequenos, especialmente do Pablo, pois orei muito por ele e continuarei orando! Vamos confiar e tudo dará certo.

Mil beijos.

Viviane disse...

Olá flor, sem ter muito o que falar quero apenas dizer que estou sempre por aqui acompanhando sua linda história, e dizer que estou em oração pelo seu pequeno gigante.
Fiquem com Deus pois Ele está sempre carregando o Pablinho nos braços.
Beijos

Hítalla Fernandes disse...

Estou muito distante e nem os conheço pessoalmente, mas oro por seus filhos e principalmente pelo Pablo desde que encontrei o blog de vcs e continuarei orando, agora com foco nessas ultimas noticias.

Meu coração fica pequeno só de pensar em tudo que ele passará, mas creio num Deus grande e poderoso e que estará segurando o Pablo pelas mãos e dizendo: " Não temas meu filho, estou contigo e vc ficará bem".

Deus é Deus de promessas e Deus do impossível. Confio nEle.

Dê um bjinho no Pablo por mim e pela minha filha Júlia.
Estamos orando.
Fiquem com Deus e força mamãe, pois vc já é vencedora como o Pablo já eh.

Selma disse...

Oi Beri...é não é fácil e como mãe fiquei muito emocionada com seu post, mas ainda pelo seu amor por este pequeno. Claro que tudo que ele terá que passar é muito difícil, mas como você sei que Deus está no controle de nossas vidas e sempre ao lado de nossos anjinhos.
Com certeza iremos todos orar muiiito pra Deus ti dar força e tudo saira bem.

Um grande beijo em você e na tropinha.
Selma

Unknown disse...

Oi Beri... Fazia bastante tempo q eu ñ entrava aqui... Vida corrida e tal, enfim. Fiquei com o coração apertado com a notícia do Pablo voltando ao hospital... Imagino como vcs devem estar... Mas Pablinho é guerreiro e já provou isso muitas vezes desde o nascimento. Estou aqui na torcida, nas orações, vibrações e energias positivas. Deus está com vcs, então continuem sendo corajosos pelo bem do nosso pequeno herói.
Beijos

Quem está online

Barrigas!!!