quinta-feira, 17 de setembro de 2009

E eles crescem

Oi!
Como a turminha aqui tá arteira! O Heitor tá prestes a andar e Lúcio tá tentando imitar o irmão. E como comem esses meninos! Parecem sacos furados, hehe.
Voltaram a dormir melhor durante a noite, graças a Deus. Essa semana consegui, enfim, colocar o Pablo no quartinho com eles. Ele parece que está começando a sair definitivamente daquele rítmo louco de uti.
Queria saber de vcs umas coisinhas...
Até qdo eles devem tomar uma mamadeira a noite? Eles jantam por volta das 18h e mamam por volta das 22, 23h.
Como chamar a atenção deles? Eles estão numa fase de colocar a mãozinha em tudo e eu digo NÃO, mas tem horas que eles nem ligam. O Heitor então... ri da minha cara (e eu me seguro pra não rir tbem, hehe).
E os tombos, são assim mesmo? Já tem galo, roxo... Hoje Heleninha caiu e cortou a boquinha com o dentinho. Que dó! Faz parte do crescimento né? Tem horas que me sinto tão relapsa.
Ser mãe é mesmo uma aprendizagem diária.
Uma coisa importante que quero pedir a todos vcs é: Orações!
Pablinho está se desenvolvendo muito bem com a fisioterapia, mas a deglutição dele ainda está muito mal. Na verdade ele não engole nada. Não é nada fisiológico, ou seja, ele tem toda capacidade pra engolir. Só que inexplicavelmente ele criou um bloqueio e tudo que levamos a boquinha dele ele cospe. Acredito que somente Deus poderá interceder por ele. Por isso peço a todos que orem e peçam pela cura dele. Façamos uma corrente de pedidos pra que ele consiga superar esse "trauma". Com a graça de Deus (eu creio) ele conseguirá se livrar da sonda. Vamos pedir!
Um abração em todos!

25 comentários:

CAROL CHICK LIT disse...

Tomara que ele se recupere mesmo.... estamos torcendo pelo Pablinho... estranho não ver fotos aqui hehehe....
e qto aos 3, deve ser normal... até hoje eu nao regulo direito e tenho roxos espalhados ehhehe...com 22 anos heim? hehehe..
mãe de 4.... deve q tem hora que nao da para cuidar de tudo junto e dois olhos nao olham para lugares diferentes... q pena né? hehehe

Bárbara Pata disse...

Beri, que coisas lindas...agora um vai copiar o outro e logo todos estaram brincando de pega pega...já pensou nisso?? hehe
vi numa reportagem que para ensinar os pequenos, devemos dizer não e trocar o objeto proibido(ex controle da tv) substituir por um brinquedo, pra eles entenderem o que pode e nao pode...sobre as mamadas...nao tenho nenhuma informaçao precisa( a beatriz mama no peito, ´penso que seja diferente, pois ela mama toda hora, inclusive após as refeições :)), e sobre os tombos pelo que dizem é normal...bom ter uma pomada de arnica por perto(minha tia usava nos meus primos a 20 anos atras...nao sei hoje o que os especialistas indicam).
eu vou colocar o nome do pablinho nas minhas orações e tb nas oraçoes diarias da canção nova, ele é um guerreiro e logo estara engolindo Tudo, em nome de Jesus!
bjs querida Deus abençoe esta linda e grande família! desculpes os erros de digitação, mas teclar com bb que quer engatinhar (no colo) nao é facul...rsrsrs

Carla disse...

Olá
olha a minha filhota deixou de tomar leite a noite por volta de 1 ano. E as quedas são normalissimas, ainda vão cair muitas vez, mas tb é o que os põe mais fortes.

Natacha disse...

Oi Beri!
Acompaho teu blog ha algum tempo, mas sou preguiçosa para comentar rsrsrs...
Quantos as tuas duvidas, a mamadeira depende de cada criança maaaas a nutricionista do meu filho, que tem 22 meses disse que o organismo deles tbm precisa descansar a noite, sem o trabalho da digestao. O meu filho, somente agora esta dispensando, as vezes, a mamadeira da noite. Mas ele janta as 20h, entao, creio que por um bom tempo continuara a mamadeira das 23h dos teus bebes, considerando tbm o ritmo de crescimento. Acho que podes considerar ate em torno de 2 anos e se a janta for mais tarde. A nutricionista tbm me orientou sobre o tempo que podem ficar sem comer, em torno de 8-9 horas, como as pessoas adultas, entao o mama so sai de cena quando a janta estiver bem estabelecida e for em um horario mais tarde.
Quantos aos tombos, galos, bocas cortadas...se com um acontece, imagina com 4!!! Relaxa, a gente cuida, mas faz parte do crescimento e da construçao da autonomia, e assim mesmo!
Quanto ao "nao pode", tbm em torno dos 2 anos funciona um pouquinho melhor, antes disso a melhor saida e retirar a criança perto do objeto de desejo e distrai-la com outra coisa, dizer "nao", sinceramente nao faz muita diferença.
Espero ter ajudado!Sou mae e pedadgoga, claro que santo de casa nem sempre faz milagre mas...acho que as dicas funcionarao.
E descuple as faltas de acento, o teclado desconfigurou.
Boa sorte para o Pablo, que Deus permite mais essa vitoria na sua vidinha!!!
Abraço
Natacha

Alê disse...

Beri, A criançada tá mesmo á todo vapor hein amiga? Coisa boua!!! Com relação á Pablinho, estarei orando e vc guerreira, muita força hein! Beijos grandes!

Anônimo disse...

Olá querida, eles devem estar girissimos. E as quedas e negras é normal do próprio crescimento.
Todos nós caímos durante a vida, quanto mais eles que estão nas descobertas!!!!
Quanto há hora de mamar, no meu caso mesmo nos meus gémeos eu nunca os acoredei para eles mamarem!!!
O último biberom dava pelas 23h, 24h e depois só voltavam a comer pelas 6h/7h da manhã.
Mas isso fui eu!!!
Beijinhos,
Carla

Valquíria disse...

Vamos orar pelo Pablinho sim Beri fica tranquila vai dar tudo certo. Quantos aos roxos, galos, machucados faz parte do crescimento de toda criança é assim mesmo!!!Beijos

Lei disse...

Oi Beri
Minha duplinha tá nessa fase dos roxos tb. O Lucas cortou a boquinha com o dente tb e eu fiquei desesperada com o sangue na boca dele... mas a gente vai aprendendo, ne?
O pediatra deles disse q já não deveriam mais mamar durante a noite. Minha pequena dorme direto, mas meu rapazinho insiste em acordar, mas mama e dorme rapidinho. Acho que cada um tem um tempo certo... espero que a sua tropinha comece a engatar o sono logo!
Estarei orando pelo Pablinho, pra ele engolir tudo! Se Deus quiser!

Anônimo disse...

Oi Beri, meu filho ainda toma o leite antes de dormir toda noite (ele tem 1 ano e 4 meses), ajuda ele a dormir melhor e depois ele só mama outra vez na manhã seguinte. Não pretendo tirar esse hábito tão cedo. Eu até hoje ainda tomo um copo de leite antes de dormir! rsrsrs

Sobre os "nãos", eu também não sei muito o que fazer. O Nicolas muitas vezes me ignora e agora que estou grávida outra vez nem posso ficar pegando ele no colo pra tirar de perto das coisas perigosas, então é muito difícil. Acho que só nos resta esperar eles crescerem mais um pouquinho pra entenderem melhor.

Sobre se sentir relapsa, acho que TODA mãe se sente. A gente sempre acha que podia estar fazendo um pouco mais. Eu se não pego o Nicolas no colo me sinto culpada por estar negando isso a ele, mas se pego me sinto culpada por ser perigoso pro bebê que está na minha barriga. Acho que a culpa nasce junto com a maternidade! rsrs. Imagina você com 4!! Mas tenho certeza que você faz o seu melhor, e isso é tudo. =)

Beijoss!!

Bia (http://ideiasdemae.blogspot.com)

Avozinha disse...

Que Deus ajude o Pablinho e os manos e pais também!

CECYLIA - BLOG PERDI MEU BEBE disse...

Robertha coloque uma cor mais escura no texto de suas postagens, esta cor clara dificulta muito a leitura e olha que eu enchergo muito bem, imagine quem tem problemas de visão. É só um toque tá.
Estarei orando para o seu menino, ele já é um guerreiro. Seus bebes são muito lindos!
Cecylia

Nathalia Pádua disse...

Olá ! primeira vez que eu estou visitando seu blog !! e já adorei de cara !!! gente, quadrigêmeos é isso?? como vc consegue?!
admirei muito a sua garra de mãe !!!
quando puder passa nos meus blogs também !!
beijocas
e vou orar pelo seu filhinho!!!
Deus Abençoe!
beijocas

Adriana disse...

Vamos orar pelo seu pequeno! e se vc só "sujar" a boquinha dele com papinha...só pra sentir o gosto. Suja um pouquinho hoje, amanha um pouquinho a mais, até ele assimilar que ele pode se alimentar dessa forma. Pra ele o "normal" é se alimentar pela sonda, ele precisa aprender esse novo desafio!
Quanto as mamadeiras...minha bebê parou aos 6 meses. Acho que se eles dormem a noite toda não precisa dar mais o mamá!
Que Deus esteja semrpe com vc! apesar de não comentar muito te admiro demais!

Bianca disse...

Beri, olá!!

Tb acompanho seu blog faz um tempinho, e juro que não consigo imaginar a trabalheira com essa tropinha!! Por outro lado, éuma dádiva,né??
Sobre o Pablinho, acho que vc deve conversar com o pediatra para verificar o que pode ser feito no momento atual, mas não se preocupe tanto, o meu filho tb tinha um pouco de problema para engolir a saliva e só agora (quase 5 anos) com a fono que ele está 90% melhor...E ele não ficou na UTI, nada disso!! Imagina o Pablinho que já passou por tanta coisa!! Deve ser difícil para ele, mas uma hora ou outra ele aprende!
Um beijo e noa sorte!!

Anônimo disse...

Bjos na tropinha !!!!

Ferpv disse...

Eu acompanho o seu blog a algum tempo, mas hoje resolvi escrever aqui tambem. Menina admiro sua força. Seus filhos sao lindos demais! E olha, o Plabinho ficara bem, e so uma questao de tempo, ele ficara bem, tenho certeza.
Beijinhos

RITINHA disse...

Pablinho, assim como sua tropinha toda, já está em minhas orações. Com a graça de DEUS tudo ficará bem. Beijos!

Sara CS disse...

Também acompanho o blogue e gosto muito, muito de saber novidades da tropinha!
É uma delícia o blogue.
Eu tenho uma filha de 4 anos (Joana) e uma outra (Júlia) dois dias mais velha que a tropinha. A Júlia está também quase a andar e volta e meia cai e faz galos. Tudo normal. :)
Quanto ao leite, ela mama e normalmente passa umas 8h sem mamar, durante a noite.
Vou estar a orar, sim, para que o Pablo recupere a deglutição.
Deus vos abençoe!
Beijinhos.

Selma disse...

Beri você é um mãe maravilhosa, não se sinta culpada de nada. Tombos, galos e afins fazem parte. O Pedro costuma tomar uma mamadeira antes de dormir +ou- 23:00hs, eles tem a mesma idade,e eu particularmente acho bom, pois dorme sossegado a noite inteira.
Qto. ao Pablinho, ele vai seperar este trauma sim, porque Deus e bom e sua obra nunca é incompleta.
Bjs
Selma

Adriana disse...

Roberta, se ja é dificil ser mãe de primeira viagem de um, com tantas incertezas, insegiranças, medo de errar...sempre querendo acertar...imagino passar por tudo isso quadriplicado....Sempre teremos nossas dúvidas, sempre queremos ser melhor mãe do que somos...mas sempre temos que pensar que o melhor de nos regalamos a nossoa filhos, mas somos humanas e podemos errar e aprender deles. Parabéns por cadea vitória desta família maravilhosa. Eu desde aqui do outro lado do oceano te envio mil oraçoes e energias positivas para o Pablo começa a comer com os irmãozinhos.
Beijinhos

Karla disse...

Roberta,

que coisa mais linda a sua tropinha!!!
Minha filhota, Maria Luiza, tem 1 ano e 4 meses, e ainda toma a mamadeira antes de dormir, nem que seja um pouquinho. Desde que começou a tentar andar, cai a toda hora, já cortou a boquinha com os dentinhos várias vezes, isso é normal. Mas no seu caso, as quedas são multiplicadas por 4, né?! rsrsrs
Quanto ao Pablinho, tenho certeza de que ele irá se recuperar. Ele tem seu próprio ritmo e com a ajuda do Papai do céu. logo logo vai estar uma "draguinha" como os irmãos. Pode contar com minha oração.
Apesar de não nos conhecermos, sempre vejo seu blog e acompanho seus pimpolhos e torço por eles e por vc tb.
Se quiser, da uma olhadinha no bloguinho da minha filha: www.malucapelamalu.blogspot.com.

Beijo pra vcs.

O mundo da Dani disse...

amiga, sei que vc nao tem tempo, mas te mandei um selinho..

bjocas

Unknown disse...

Ô coisa boa ver a tropinha se desenvolvendo super bem e cada dia mais levados e arteiro.. hahahah
Q Deus os abençõe mtooooo! Logo logo Pablito vai estar devorando tudo, se Deus quiser!
Bjos

Tati mãe da Tânia e da Ana disse...

Beri, acompanho sua saga desde o principio, vc nw pode imaginar o qnt te admiro, vc demonstrou ser um ser humano muito a frente de qlqr outro q já conheci.
Jah chorei muito acompanhado o desenvolvimento da sua gravidez e depois dos seus ANJINHOS, tenho uma filhinha de oito meses, q qs me leva a loucura com tnt bagunça, dai sempre m vem a cabeça vc com 4 querendo fazer td ao msm tempo.
Seus filhos são lindossssssss e vc é maravilhosa, Peço sempre a Deus por vcs, e sei q Ele jamais esquecerá de olhar por seu Amados.
Q Deus te de força pra continuar sendo essa guerreira, e te abenço sempre

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde

Quem está online

Barrigas!!!